domingo, 31 de janeiro de 2010

Boeing B-52H Stratofortress

O Boeing B-52 Stratofortress é um bombardeiro estratégico subsônico de longo alcance operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) desde 1955.
O contrato para seu desenvolvimento foi assinado em 5 de Junho de 1946. O B-52 passou por várias etapas de concepção, a partir de uma aeronave turboélice de seis motores até o protótipo final YB-52, com oito motores de turbina de jato. A aeronave fez seu primeiro vôo em 15 de Abril de 1952 com Tex Johnston como piloto.
Construído para transportar armas nucleares durante a Guerra-Fria , o B-52 Stratofortress substituiu o Convair B-36. Embora seja um veterano de várias guerras, o Stratofortress utilizou apenas munições convencionais no combate real. Com o maior leque de armas de qualquer bombardeiro contemporânea, o B-52 suporta até 32.000 kg em armamentos.
A USAF mantém os B-52 em serviço ativo desde 1955, inicialmente com o Comando Aéreo Estratégico (SAC), com todas as aeronaves absorvidas pelo Comando de Combate Aéreo (ACC) em 1992. Seu desempenho superior em altas velocidades subsônicas e seu baixo custo operacional ajudou o B-52 a se manter em serviço apesar das propostas para substituí-lo pelos bombardeiros XB-70 Valkyrie, B-1B Lancer e o furtivo B-2 Spirit. Em janeiro de 2005, o B-52 se tornou o segundo avião, depois do britânico Camberra, a comemorar 50 anos de serviço contínuo. Apenas cinco aeronaves completaram 50 anos de serviço contínuo: o B-52, Camberra, o Tupolev Tu-95, o C-130 Hercules e o KC-135 Stratotanker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes