domingo, 31 de janeiro de 2010

Douglas C-47 Skytrain/Dakota

O Douglas C-47 Skytrain ou Dakota é uma aeronave de tranporte militar desenvolvida a partir do Douglas DC-3. Foi amplamente utilizada pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, e sem mantém em operação até hoje com poucas unidades remanescentes.



Durante a II Guerra Mundial, as forças armadas de muitos países utilizaram a C-47 e DC-3 modificados para o transporte de tropas, cargas e soldados feridos. Foram produzidos mais de 10.000 aeronaves em Long Beach e Santa Monica, na Califórnia e na cidade de Oklahoma. Só a fábrica de Oklahoma produziu 5.354 unidades de março de 1943 até agosto de 1945.
O C-47 foi fundamental para o sucesso de muitas campanhas aliadas, em particular em Guadalcanal e nas selvas da Nova Guiné e na Birmânia onde os C-47 (e sua versão naval, o R4D) deram maior mobilidade aos soldados americanos. Além disso, os C-47 foram utilizados para o transporte aéreo de suprimentos para os americanos durante a Batalha de Bastogne. Mas talvez o seu papel mais importante foi a linha de suprimentos da Índia para a China onde os conhecimentos adquiridos viriam a ser utilizados no transporte aéreo em Berlim, onde os C-47 também desempenharam seu papel.
Na Europa, o C-47 e uma variante especializada em paraquedismo, o C-53 Skytrooper, foram utilizados em grande número na fase final da guerra, especialmente para rebocar planadores e pára-quedistas. No Pacífico, os C-47 foram ainda utilizados para o transporte de soldados do Pacífico de volta para os Estados Unidos e vice-versa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes