domingo, 31 de janeiro de 2010

Lockheed C-130 Hercules

O Lockheed C-130 Hercules é um dos mais populares aviões e transporte militar do mundo. Mais de 40 variantes do Hercules servem nas forças armadas de mais de 50 países. Em dezembro 2006, o C-130 tornou-se o quinto avião, depois do inglês Camberra, o B-52 Stratofortress, o Tupolev Tu-95, e o KC-135 Stratotanker a alcançar 50 anos de serviço ativo com os seus clientes principais, neste caso a Força Aérea dos Estados Unidos. O C-130 permanece em produção como a atualização para o Super Hercules C-130J.

Capaz de fazer aterrissagens e decolagens a partir de pistas em más condições, o C-130 foi originalmente concebido como uma aeronave de evacuação de soldados feridos e transporte de carga. Porém a aeronave se mostrou muito versátil e hoje é utilizada em várias funções, como o envio de tropas aerotransportadas, pesquisa e salvamento, apoio à investigação científica, previsão do tempo, reconhecimento, reabastecimento e bombeiro aéreo. O Hércules é o avião militar mais produzido continuadamente da história. Durante mais de 50 anos em serviço o tem participado de operações militares, civis e de ajuda humanitária.
A Guerra da Coréia, iniciada em junho de 1950, mostrou que os aviões de transporte C-119 Flying Boxcars, C-47 Skytrains e C-46 Commandos da Segunda Guerra Mundial eram inadequados para as guerras mais modernas. Assim, em 2 de fevereiro de 1951, a força aérea americana emitiu uma nota exigindo por parte das fabricantes de aeronaves Boeing, North American, Douglas, Fairchild, Lockheed, Martin, Chase Aircraft, Northrop e Airlifts Inc. o desenvolvimento de uma nova aeronave de transporte. O novo avião de transporte teria capacidade para 92 passageiros, 64 ou 72 paraquedistas, autonomia de 2.000 km, capacidade de pousar e decolar em pistas curtas e de terra e a habilidade de voar com um motor desligado.
As empresas Fairchild, North American, Martin e Northrop desistiram. As cinco empresas restantes desenvolveram um total de dez modelos de aeronaves: dois modelos da Lockheed, um da Boeing, três da Chase, três da Douglas, e um da Airlifts Inc. Apenas dois modelos foram selecionados, um da Lockheed (designado como L-206) e a propostas de uma aeronave movida por 4 motores a jato da Douglas.
Hall Hibbard e Kelly Johnson assinaram a proposta da lockheed e a empresa ganhou o contrato para o agora designado Model-82 em 2 de julho de 1951.
O primeiro voo do protótipo YC-130 foi feita em 23 de agosto de 1954 a partir da fábrica da Lockheed em Burbank, Califórnia. A aeronave, número de série 53-3397, foi o segundo protótipo, mas o primeiro a voar. O YC-130 foi pilotado por Stanley Beltz e Roy Wimmer em um vôo de 61 minutos sobre a base aérea Edwards.

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