domingo, 31 de janeiro de 2010

McDonnell Douglas A-4 Skyhawk


O Douglas McDonnell Douglas A-4 Skyhawk foi projetado originalmente para operar a partir de porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. A aeronave foi concebida e produzida pela Douglas Aircraft Company (mais tarde McDonnell Douglas).
Cinquenta anos depois de seu primeiro voo, e depois de desempenhar papéis fundamentais nas guerras do Vietnã, Malvinas e Yom Kippur, alguns dos 3.000 Skyhawks permanecem em serviçoem algumas forças armadas, como a marinha do Brasil.
O Skyhawk foi concebido por Ed Heinemann, em resposta a um convite da marinha americana para o desenvolvimento de uma aeronave de ataque para substituir o A-1 Skyraider. Heinemann optou por uma aeronave pequena, leve e simples. O resultado foi um avião que pesava apenas metade das especificações da Marinha com asas compactas, que não precisam ser dobrados para ser transportadas em porta-aviões. Por causa de seu tamanho o Skyhawk logo recebeu o apelido "Scooter", "Kiddiecar", "Bantam Bomber", "Tinker Toy Bomber", e, em função do seu desempenho "Heinemann's Hot-Rod".
Seu Armamento consisti em dois canhões Colt Mk 12 de 20 milímetros, um em cada asa, com 200 projéteis, além de uma grande variedade de bombas, foguetes e mísseis transportados num hardpoint sob a fuselagem central e nas asas. O Skyhawk permaneceu em produção até 1979, com um total de 2.960 aviões construídas, incluindo 555 treinadores de dois lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes