domingo, 31 de janeiro de 2010

Northrop Grumman B-2 Spirit

O Northrop Grumman B-2 Spirit é bombardeiro pesado invisível a radares convencionais, capaz de usar tanto armamento convencional quanto nuclear. É operado exclusivamente pela Força Aérea dos Estados Unidos. O seu desenvolvimento foi um marco no programa de modernização do departamento de defesa americano. Sua tecnologia stealth (invisivial ao radar) destina-se a penetração da aeronave em espaços com defesa anti-aérea considerados impenetráveis por outros tipos de aerovanes.

O B-2 originou-se da licitação secreta do governo americano para o desenvolvimento de um bombardeiro pesado de alta-tecnologia. O desenho da Northrop foi selecionado em 20 de Outubro de 1981. O desing da Northrop recebeu a designação "Spirit". O projeto do bombardeiro foi mudado em meados da década de 1980 quando o seu perfil de missão foi alterado. Isso atrasou o primeiro vôo por dois anos e adicionou cerca de US $ 1 bilhão ao custo do programa. Estima-se que US $ 23 bilhões foram gastos secretamente em pesuqisa e desenvolvimento do B-2 na década de 80. No auge do programa, 13.000 pessoas estavam empregadas em uma fábrica dedicada spmente ao bomberdeiro em Pico Rivera, Califórnia.



O primeiro B-2 foi apresentado publicamente em 22 de novembro de 1988, em seu hangar na Air Force Plant 42 de Palmdale, na Califórnia, onde foi construído. Seu primeiro vôo público foi em 17 de Julho de 1989. O plano de aquisição inicial de 132 aeronaves foi posteriormente reduzido para 75 no final dos anos 80. Em 1992 o presidente George HW Bush anunciou que a produção total do B-2 seria limitado a 20 aeronaves, com um inventário total de 21, com a modernização da primeira aeronave de testes. Esta redução foi em grande parte uma consequência da desintegração da União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes