domingo, 31 de janeiro de 2010

Transall C-160

O Transall C-160 é uma aeronave militar de transporte desenvolvida por um consórcio franco-alemão para fornecer aeronaves de transporte para as forças aéreas dos dois países e também para a África do Sul. O C-160 será substituído na França e na Alemanha pelo Airbus A400M, ainda em desenvolvimento.
O C-160 foi originalmente concebido para substituir os antigos aviões de transporte Norte Noratlas da Força Aérea Francesa. É um turboélice convencional com asas altas e uma pista de carga na parte traseira da fuselagem. Suas dimensões ficam entre o Aeritalia G.222 e o C-130 Hercules.

Três protótipos voaram em 1963, seguido por aeronaves de pré-produção em 1965 e aeronaves de produção de 1967. O primeiro lote incluiu 110 C-160D para a Luftwaffe, 50 C-160F para a força aérea francesa e 9 C-160Z para a Força Aérea da África do Sul. Quatro C-160F foram convertidos para C-160p, aeronaves de transporte de correio aéreo, que eram operadas pela Air France. A produção continuou até 1972 com aeronaves construídas pela Aérospatiale francêsa e a alemã Messerschmitt-Bölkow-Blohm.
Em 1977, a força aérea francesa solicitou uma versão atualizada designada C-160NG, NG = "Nouvelle Génération" ( "Nova Geração"). A partir de 1981, 29 destas aeronaves foram entregues, metade deles configuradas como aviões-tanque para reabastecimento aéreo. Outras 4 unidades foram configurados como C-160H TACAMO, para comunicação com submarinos submersos. Por fim, mais 2 foram convertidos para SIGINT, aeronaves de vigilância electrónica, designados como C-160g Gabriel, que substituiu o Noratlases que serviu anteriormente neste papel. Embora ainda novos, os C-160G participaram da Primeira Guerra do Golfo em 1991.
Entre 1994 e 1999, todos os C-160 francêses sofreram um upgrade da aviónica e a adição de novas contramedidas anti-míssil. Os C-160F actualizados foram redesignados como C-160R Renove - ("Renovados"). As aeronaves da Luftwaffe sofreram os mesmos processos de atualização pela BAE Systems, mas todas as aeronaves atingirão o fim de sua vida útil a partir de 2008. Todas as aeronaves sul africanas já foram reformadas, enquanto os turcos continuam a operar 20 máquinas compradas da Alemanha (C-160T).



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