quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nave de carga russa Progress, a caminho da ISS, é colocada em órbita

Missão leva mantimentos para astronautas que estão no espaço

A nave de carga russa Progress M-05M, que está a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS), foi colocada em órbita nesta quarta-feira (28), anunciou o Centro de Controle de Voos Espaciais russo (TSOUP).

A Progress decolou às 17h15 GMT (14h15 de Brasília) do cosmódromo russo de Baikonur (Cazaquistão) com uma carga de quase 2,6 toneladas, contendo principalmente água, alimentos, combustível e medicamentos, indicou um porta-voz do centro espacial, citado pela agência Interfax. A nave transporta também um pacote de "apoio psicológico" com bombons, chocolates e balas, acrescentou a agência. A Progress deve se acoplar à ISS no dia 1º de maio, onde é aguardada pelos cosmonautas russos Alexander Skvortsov, Mikhail Kornienko, Oleg Kotov, e os astronautas americanos Timothy Creamer e Tracey Caldwell Dyson, assim como o japonês Soichi Noguchi.


"O procedimento aconteceu em regime automático", explicou à agência "Interfax" o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin, que destacou que, pela primeira vez na história da ISS, há quatro naves russas enganchadas à plataforma ao mesmo tempo: as Soyuz TMA-16 e TMA 17 e as Progress M-03M e M-04.

29-04-2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes