sábado, 22 de maio de 2010

☜☆☞ CASA E ROUPA NOVA

A Força Aérea Brasileirareestruturou totalmente a frota do GTE (Grupo de Transportes Especiais) de Brasília/DF, o que resultou na desativação de alguns modelos como o caso dos VU-93 e VC-96, e outros foram transferidos de unidades. A introdução de aeronaves Embraer 135 e 145, deixou exagerada a frota de nove VU-35A (Learjet 35A), e algumas células foram repassadas para outros esquadrões. Três aeronaves foram transferidas para o 1º/6º GAv "Esquadrão Carcará" de Recife/PE, e serão convertidos para a versão R-35AM de reconhecimento, com instalações de radares, sensores, câmeras, cablagem entre diversos outros ítens específicos para a função. Já o FAB 2715 (cn 35A-639) que durante muitos anos transportou as principais autoridades do país, desde o final de 2009 está em sua nova casa, o GEEV (Grupo Especial de Ensaios de Voo). Com a nova designação U-35A, o "uno-cinco"recentemente foi visto na pintura completa do esquadrão, com o clássico "X" na cauda, símbolo da unidade, e outros detalhes na cor vermelha, como os tip-tanques e faixa ao longo da fuselagem. O GEEV é responsável por testar exaustivamente aeronaves e sistemas, novos ou quando passam por alterações de projeto. Para isso opera com diversos modelos de aeronaves próprias (AT-26, A-1, T-25, T-27, C-95, C-97, etc), ou "emprestadas" temporariamente por outras unidades para realizar os ensaios e testes solicitados. Está subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e suas instalações, incluindo hangares, estação de telemetria, sistemas de trajetografia fixa e móvel, laboratórios de instrumentação e calibração e salas de aula estão localizadas em São José dos Campos/SP.
aeroentusiasta

22-05-2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes