A fabricante brasileira Embraer certificou ontem a TAP Manutenção e Engenharia Brasil, de Porto Alegre, para atuar como centro de serviços autorizado no País. A oficina agora poderá realizar serviços de manutenção em aeronaves comerciais da Embraer. Até então, isso só era realizado pela oficina da fabricante nos EUA. A certificação, portanto, vai beneficiar operadores de aeronaves das famílias ERJ e de E-Jets do País e da região. Segundo o presidente da TAP, Nestor Mauro Koch, a oficina da empresa poderá reduzir os custos de revisão em mais de 50% para os operadores. “Apenas o custo do traslado de uma aeronave para os EUA justifica o uso dos serviços da TAP em Porto Alegre ”, afirmou. Segundo ele, a economia das companhias aéreas pode até mesmo ser transformada em tarifas menores para os passageiros.
O centro da TAP possui 5 hangares, com área total de 12,5 mil m², e tem capacidade para atender até seis aeronaves de médio porte simultaneamente. Segundo a empresa, apenas a manutenção dos aviões da Azul já poderia ocupar 30% da capacidade de um dos cinco hangares da empresa durante o ano. Koch, porém, afirma que as unidades da empresa em Porto Alegre e no Rio de Janeiro têm, juntas, capacidade ociosa de 22%.
Segundo o executivo, foi necessário investir US$ 400 mil para adequar a oficina aos padrões da Embraer para receber a homologação. Nestor Koch, porém, acredita que o retorno do investimento deve ocorre em 12 meses. Em 2009, o faturamento da TAP Manutenção foi US$ 100 milhões. Para este ano, a previsão é que este número avance 33%. Do total do faturamento da empresa, a unidade em Porto Alegre responde por 60%, sendo que a manutenção em aviões da Embraer na unidade representa 5% do faturamento, segundo Koch. O evento contou também com a presença do CEO da TAP, Fernando Pinto, de representantes das empresas aéreas Azul, Passaredo e TRIP, e do Comandante da Força Aérea, Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. “Consideramos esta nomeação uma grande conquista para nossa empresa”, comentou Koch “A TAP M&E Brasil é a única empresa de manutenção aeronáutica na América Latina certificada para realizar serviços em todas as principais famílias de jatos comerciais do mundo e isto nos permite oferecer grande flexibilidade aos nossos clientes.” completou.
04-05-2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário