14 de maio de 1952. Acontecia então, naquela data, o primeiro vôo. Era o nascimento da “Esquadrilha da Fumaça”. Embora com uma estrutura bastante diferenciada daquela época, o Esquadrão de Demonstração Aérea – nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, procura resguardar, hoje, os princípios de profissionalismo que lhe deram sustentação ao longo da sua existência. Com o reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como importante instrumento de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira, atingindo uma posição de destaque perante a opinião pública.
Os modelos de avião utilizados nesses 58 anos de existência da Esquadrilha da Fumaça. São eles: o T-6 North American, o T-24 Super Fouga Magister, o T-25 Universal e o T-27 Tucano. Além do símbolo da Aeronáutica, no canto inferior, um dos selos apresenta a famosa manobra Coração, assinatura da Esquadrilha. Todos os selos têm, ao fundo, o céu azul e algumas paisagens tipicamente brasileiras, como o Corcovado. Para compor a série, Mário Alves optou pela técnica guache sobre papel. O ronco dos aviões T-6 marcou o início da Esquadrilha da Fumaça, formada por instrutores de vôo da antiga Escola da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, em maio de 1952. Nas atuais demonstrações, é usado o modelo T-27 Tucano, fabricado pela Embraer, nas cores da bandeira brasileira. Sem dúvida, a Força Aérea Brasileira está bem representada pela Esquadrilha, com mais de 3.350 demonstrações no Brasil e no exterior.
15-05-2010
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