terça-feira, 11 de maio de 2010

Nuvem vulcânica chega ao norte da África; Marrocos fecha cinco aeroportos

Após causar transtornos no fim de semana, as nuvens de cinzas do vulcão islandês confirmaram a previsão meteorológica e moveram-se para a península Ibérica. Desde a segunda-feira aeroportos em Portugal têm suas operações interrompidas intermitentemente, causando cancelamentos e atrasos, e nesta terça a Espanha, Turquia e Marrocos tiveram o tráfego aéreo afetado. 
A nuvem de cinzas se move em direção à Espanha e ao norte da África, causando o fechamento de sete aeroportos espanhois, três no sul e quatro nas Ilhas Canárias. Em Sevilha, Jerez e La Palma (Ilhas Canárias), as operações estão interrompidas.
Segundo o órgão de controle aéreo espanhol (Aena), os aeroportos de Tenerife norte e sul, da ilha de Gomera e de Badajoz (Extremadura), puderam ser reabertos. As restrições causaram o cancelamento de 184 voos na Espanha, que ainda mantém o limite de trânsito aéreo entre os 20.000 e os 35.000 pés de altura. Em Portugal os aeroportos de Faro (no sul) e das ilhas dos Açores e da Madeira estão fechados, e as operações em Porto e Lisboa estão prejudicadas. Na Turquia, as autoridades aeronáuticas anunciam que hoje a partir das 13h (10h de Brasília), parte do espaço aéreo no norte do país será fechado por quatro horas devido à nuvem de cinzas. Segundo órgãos de controle aéreo turco, a nuvem afeta o triângulo entre as cidades Atenas (Grécia), Sofia (Bulgária) e Istambul (Turquia).
O aeroporto de Istambul, o mais importante do país, poderá seguir operando por enquanto, por isso o fechamento do espaço aéreo só afetará terminais regionais, agregaram as autoridades. Os ventos foram suficientes para empurrar as nuvens até o norte da África, forçando o Marrocos a fechar cinco aeroportos nesta terça-feira, em Casablanca, Rabat-Sale, Tangiers, Tetouan and Essaouir, para garantir um "máximo de segurança", indicaram as autoridades de tráfego aéreo marroquinas. A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) calculava anteriormente que a nuvem de cinzas do vulcão islandês avançaria para o centro da Espanha somente em grande altitude, não afetando os aeroportos, mas isto não ocorreu, e sete deles já estão fechados.
A Navegação Aérea de Portugal indicou que durante o dia o fechamento dos aeroportos no sul do país deve ser mantido. Pelas previsões do Eurocontrol, as maiores concentrações de cinzas devem seguir em direção ao nordeste através da Península Ibérica e entrar pelo sudeste da França. Para esta terça-feira, 29 mil estão previstos para o espaço aéreo europeu, uma quantia praticamente normal para esta época do ano.
Brasil
Os aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo registraram hoje quatro cancelamentos e três atrasos no início da manhã, causados pela nuvem de cinzas na Europa. De acordo com o centro de informações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, são dois voos cancelados até às 8h desta terça, da companhia TAP (Transportes Aéreos Portugueses):
  • Voo TAP 185, de Lisboa, que tinha chegada prevista no Rio às 5h22 (cancelado)
  • Voo TAP 186, do Rio para Lisboa, que tinha saída prevista às 16h22 (cancelado)
Em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), já são dois cancelamentos, também da TAP, e três atrasos de voos oriundos da França e do Reino Unido, da TAM, segundo a assessoria de imprensa da Infraero:
  • Voo TAP 197, de Lisboa, que tinha chegada prevista em São Paulo às 5h50 (cancelado)
  • Voo TAP 198, de São Paulo para Lisboa, que tinha saída prevista às 16h20 (cancelado)
  • Voo JJ 8099, de Paris, chegada seria às 5h20, prevista para 10h30
  • Voo JJ 8085, de Londres, chegada seria às 5h50, prevista para 9h
  • Voo JJ 8097, de Paris, chegada seria às 6h, prevista para 10h
Preocupação
Na Europa, as autoridades de aviação civil temem que o retorno intermitente das interrupções no tráfego aéreo causadas pela mudança dos ventos, que traz as nuvens de cinzas de volta ao continente, possa causar transtornos durante as férias de verão no hemisfério norte, em julho e agosto.

11-05-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes