A Gulfstream introduziu em voo uma terceira aeronave de teste do seu jato executivo G650 para fins de certificação, a qual será utilizada para medir as cargas aerodinâmicas e testar os aviônicos Plane View e o sistema de proteção contra gelo no jato de ultra-longo alcance. O conjunto de aviônicos PlaneView é baseado no conjunto de aviônicos integrados Primus Epic da Honeywell. A Gulfstream informou que a aeronave T3 (s/n 6003) já registrou 10 horas de voo até o dia 3 de junho. O programa oficial de testes em voo do G650 começou no dia 25 de novembro de 2009. Até o dia 2 de junho, todas as três aeronaves de teste completaram 75 voos e mais de 210 horas de voo de testes. A aeronave de teste T1 (s/n 6001) continua a executar os testes de expansão do envelope, enquanto a aeronave T2 (s/n 6002) está focada na funcionalidade dos sistemas, incluindo controles e hidráulico. A quarta aeronave, designada P1 (primeira aeronave de produção), era esperada para voar pela primeira vez no final do mês de maio. A aeronave P1 receberá um interior completo na unidade da Gulfstream em Savannah, antes de retornar para a linha de voo para testar os sistemas da cabine e do interior. A aeronave P2, a quinta aeronave no programa de certificação, será usada primeiramente para testar a redução na separação vertical. Em maio, a Gulfstream atingiu uma velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0,925 com a aeronave T1, aumentando a confiança que o G650, quando certificado como especificação, será a aeronave executiva de produção mais veloz do mundo. Atualmente a Cessna detém o título com a aeronave Citation X e a velocidade de Mach 0,92.
cavok
07-06-2010
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