As vendas de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas cresceram em Maio, em um rítmo mais forte desde Abril de 2008, em 11,8%, impulsionadas, segundo fontes. “Corporate estamos a vender muito, mas o lazer está parado” — foi a perspectiva transmitida por vários responsáveis de agências de viagens portuguesas. Os dados a que o PressTUR teve acesso indicam que as vendas BSP Portugal, que constituem o grosso do mercado das viagens de avião, atingiram em Maio os 75,19 milhões de euros, mais quase oito milhões (+7,94 milhões) que há um ano. As fontes contactadas pelo PressTUR expressaram satisfação com esta evolução, tanto mais que é o quinto mês consecutivo de subidas homólogas do BSP (sigla inglesa para Billing and Settlement Plan, espécie de câmara de compensação para as transacções entre agências de viagens e companhias aéreas), mas não deixaram de sublinhar também que a base de comparação é muito frágil. Em Maio de 2009 as vendas BSP tinham registado uma queda homóloga de 19,6% ou 16,38 milhões de euros, pelo que este ano, face a Maio de 2008 o mercado ainda ficou aquém em 10,1% ou 8,44 milhões. “Mas não deixa de ser uma recuperação”, comentou um dos responsáveis de agências de viagens contactado pelo PressTUR, que também ele atribui a evolução ao segmento corporate. Esta perspectiva é ainda alicerçada pelo forte dinamismo do transporte de carga que é mostrado pelos dados dos Aeroportos. No Aeroporto de Lisboa, o transporte de carga cresceu 25% em Maio e nos primeiros cinco meses tem um aumento médio de 18,9%, com a TAP, que tem mais de 60% do mercado a crescer 26,7% no mês e 18,8% nos cinco meses. No Aeroporto do Porto, o crescimento do transporte de carga foi de 18,9% em Maio e está em 18,7% nos primeiros cinco meses, com a Star Air, maior companhia neste segmento, com perto de 30% do mercado, a crescer 34,1% no mês e 26,9% nos cinco meses. A ideia transmitida ao PressTUR é de que, embora haja um peso expressivo do transporte de carga que não tem Portugal como origem e/ou destino, estas evoluções mostram um dinamismo que “obriga os empresários a viajarem”. Os dados BSP Portugal a que o PressTUR teve acesso mostram que no final dos primeiros cinco meses deste ano o mercado BSP recuperou 37,5% da queda sofrida no ano passado, quando o sector das viagens e turismo estava sob forte impacto da recessão económica a nível mundial. As vendas nos cinco meses deste ano estão em 348,1 milhões de euros, mais 19,2 milhões que no período homólogo de 2009, mas ainda ficou 32 milhões abaixo dos primeiros cinco meses de 2008, que foi ano recorde para este mercado, com 918,6 milhões de euros.
presstur
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17-06-2010
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