A Base Aérea de Santa Maria foi criada no dia 18 de dezembro de 1970, constituído inicialmente de um Núcleo de Base Aérea. Em 14/julho/1971 a base foi ativada e inaugurada três meses mais tarde, a 15/outubro/1971, pelo Presidente Emílio G. Médici. Desde sua criação, há 27 anos, a Base Aérea de Santa Maria tornou-se elemento marcante da paisagem local, graças ao grande entrosamento que alcançou junto à comunidade, motivo que levou à idealização de sua carinhosa denominação de “Sentinela Alada do Pampa”. Criada com a finalidade de proporcionar apoio técnico e administrativo às unidades sediadas, a BASM já foi berço das mais variadas aeronaves voadas pelos esquadrões da FAB, protegendo a região Sul do país. Atualmente, a Base comporta os seguintes Esquadrões:
1) 1º/10º GAv - Grupo de Aviação, “Esquadrão Poker”, que opera aeronaves A-1 AMX e tem por missão o Reconhecimento Tático de Objetivo, o que é conseguido através da análise de levantamentos aerofotográficos.
2) 3º/10º GAv - Grupo de Aviação, “Esquadrão Centauro”, que opera a aeronave A-1 AMX e tem por missão a execução das tarefas operacionais de Interdição, Apoio Aéreo Aproximado e Superioridade Aérea, além de operações conjuntas ou combinadas com as Forças Navais.
3) 5º/8º GAv - Grupo de Aviação, “Esquadrão Pantera”, equipado com helicópteros UH-1H Huey e aeronaves L-42 Regente, que executa missões de Ataque, Busca e Salvamento, Ligação e Observação e Operações Aéreas Especiais. Como exemplos de atividades realizadas, podemos citar a Operação Gota, realizada na Amazônia, no início de 1997, tendo por objetivo a vacinação de tribos indígenas e populações ribeirinhas.
4) 4º/1º GCC - Grupo de Comunicação e Controle “Esquadrão Mangrulho”, que realiza a tarefa de controle do Espaço Aéreo no Cone Sul, através de radares que constituem um Centro Diretor Aerotático. Opera ainda na Base, o Destacamento de Proteção ao Vôo de Santa Maria, que realiza a importante missão de controle do tráfego aéreo, orientando os pousos e decolagens das aeronaves civis e militares, além de apoiar a aviação comercial que têm suas rotas passando nas proximidades do aeródromo de Santa Maria. A Base Aérea de Santa Maria, completamente adaptada à comunidade local, realiza diversas atividades beneficentes, como é o caso da Mateada, atividades que visam o recolhimento de alimentos não perecíveis, agasalhos e calçados, que são doados à população carente. Anualmente, realiza tradicionalmente no mês de outubro, a Exposição Aeronáutica (EXPOAER), o maior evento aeronáutico do centro do estado, no qual são expostos materiais de aviação em geral e aeronaves oriundas de todo o Brasil, além da execução de várias atividades: demonstrações aéreas, salto de pára-quedistas, balonismo, demonstrações de cães adestrados, concurso de desenho, exposição de fotografias, corrida rústica etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário