O superintendente da Infraero em Mato Grosso, Sérgio Kennedy, afirmou ontem (13) que o aeroporto Marechal Rondon terá as condições operacionais necessárias para receber passageiros na capital mato-grossense até o final de 2012. A preocupação dos dirigentes da Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo do Pantanal) é que o atraso no início das obras do aeroporto impediriam que o local pudesse ser ampliado e reformado em tempo hábil, já que o cronograma das demais obras em Cuiabá tem como foco a candidatura para sediar os jogos da Copa das Confederações em 2013. Para que Cuiabá também possa sediar a Copa das Confederações, as obras do aeroporto, do Verdão e de dois centros de treinamento devem estar prontas até dezembro de 2012, seis meses antes da competição. O anúncio foi feito durante reunião com os diretores de Articulação Interinstitucional, de Infraestrutura e de Planejamento da Agecopa, respectivamente, Agripino Bonilha Filho, Carlos Brito e Yênes Magalhães. O encontro foi justamente para tratar da necessidade de acelerar as providências para dar início às obras no aeroporto e tratar do cronograma dos trabalhos para os próximos dois anos. “Existe uma grande preocupação com o cumprimento destes prazos para a adequação dos aeroportos brasileiros e não podemos correr riscos”, disse Brito, que afirmou ainda que a Infraero já havia se comprometido em ampliar o aeroporto até o final de 2012. O superintendente da Infraero disse que muitas providências administrativas e operacionais já foram tomadas para dar início às obras. Mas observou que, para atingir os resultados esperados, é preciso cumprir todo o processo legal. O edital para ampliação e reforma do terminal de passageiros do aeroporto deve ser lançado em agosto. A obra deverá custar R$ 85 milhões e vai quadruplicar a capacidade de operação e processamento de passageiros. Antes da reforma, a Infraero vai construir um módulo operacional que servirá para ampliar a área de desembarque e melhorar o conforto dos passageiros. A obra deve custar R$ 2,7 milhões. Será uma estrutura modular semelhante a uma área convencional de embarque e desembarque, com ar-condicionado, sanitários e sistema informativo dos voos. A Infraero pretende implantar módulos semelhantes nos aeroportos de Brasília (Juscelino Kubitschek), Campinas (Viracopos) e São Paulo (Guarulhos/Cumbica).
15-07-2010
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