sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pan Am e o glamour de voar nos anos 1960




Lá nos anos 1960, quando ninguém precisava enfrentar intermináveis filas de embarque e para passar pela imigração, quando vôos não eram cancelados e atrasados com tamanha frequência e descaso e, principalmente, quando o termo “caos aéreo” dizia respeito, bem, a um verdadeiro desastre aeronáutico, voar de avião tinha todo um outro significado. Naquela época, antes dos blogs de moda e de street style, e antes dos reality shows, a figura de uma it girl eram um pouco diferente dessa que temos hoje. Quem povoava o imaginários das mulheres (que desejavam ser como elas) e dos homens (que desejavam elas), eram meninas com uniformes imaculadamente alinhados, boas maneiras sem igual e toda uma elegância no caminhar e gesticular. Ah, e elas ainda falavam diversas línguas. É esse universo, de quando viajar de avião vinha acompanhado de toda uma atmosfera glamourosa, o foco da nova série da TV americana Pan Am – uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos fundada em 1927, e falida em 1990. Filmada majoritariamente em Nova York – e com um Boing 707, tamanho real, recriado nos mesmos moldes daqueles usados pela companhia na época – a série retrata a vida e dilema das aeromoças e pilotos cujo cotidiano envolvia um dia em Paris, outro em Londres e mais outro em Nova York. No casting, Christina Ricci como protagonista, ao lado de Mike Vogel, Michael Mosley, Margot Robbie, Karine Vanasse e Kelli Garner. E tudo isso embalado por um figurino poderoso, assinado por Ane Crabtree e Chrisi Karvonides-Dushenko que, assim como aconteceu com Mad Men, acompanha o atual clima da moda que vimos nos mais recentes desfiles. Direto dos anos 1960 aparecem os uniformes, tipo tailleur de corte preciso, quase geométricos, porém ressaltando as curvas do corpo feminino. Toda uma elegância, toda uma sofisticação e glamour de uma época em que as mulheres começavam uma série de movimentos de liberação e fortalecimento feminino. Afinal, não é à toa que essas meninas que viajavam o mundo, tornaram-se as mais cobiçadas it-girls daquela década. Por enquanto, Pan Am ainda não tem previsão de estreia no Brasil.





  • Revista Criativa 

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