domingo, 31 de janeiro de 2010

Antonov AN-22 Cock

O Antonov-22 (Denominado pela OTAN como "Cock") foi a maior aeronave do mundo até o surgimento do C-5 Galaxy e mais tarde dos soviéticos An-124 e An-225. Porém continua a ser a maior aeronave turboélice já construída. Apareceu pela primeira vez fora da União Soviética em 1965 no Paris Air Show.
O An-22 aparenta ser uma versão ampliada do seu antecesor, o Antonov An-12, exceto por ser equipado por uma cauda dupla. Isto dá ao motor um melhor desempenho e reduz restri ções em relação a altura dos hangares.



Possuí a capacidade de decolagem em pistas curtas, graças a quatro pares de hélices contra-rotativas, semelhantes às do Tupolev Tu-114. A pressão dos pneus podia ser ajustado em voo para uma melhor aterrisagem, porém esse recurso foi removido mais tarde.
O An-22 tem um espaço de carga de 33m de comprimento e um volume útil de 639m ³. A parte da frente da fuselagem é totalmente pressurizada e oferece espaço para 5 a 8 tripulantes e até 28 passageiros. O An-22 estabeleceu uma série de recordes de transporte de para-quedistas.
O An-22 foi originalmente construído para a Força Aérea Soviética e a Aeroflot, a companhia aérea estatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitantes