Para início na carreira, todo piloto deve passar pelo curso de piloto privado, que é conhecido pelos leigos como "breve". Os livros didáticos proporcionam, em todos os pontos do território nacional, recursos didáticos para que o sonho profissional de voar ou fazer voar seja conseguido, eliminando barreiras como a distância, horário disponível para estudos, material didático, proporcionando com baixo custo, abrir as portas da aviação para o verdadeiro talento, transformando o sonho em realidade. Visto que os cursos realizados pelas escolas homologadas é recomendável para o correto treinamento e orientação dos alunos no inicio da carreira na Aviação Civil.
O curso de piloto privado é dividido em duas partes: teórica e prática.
A parte teórica é compreende com as seguintes disciplinas.
Meteorologia Aeronáutica.
Motores e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.Navegação Aérea VFR.Regulamentos de Tráfego Aéreo VFR.
Teoria de Vôo e Aerodinâmica de Baixa Velocidade.
Muitos pilotos voam pelo prazer e liberdade de voar, outros porque este é um meio independente, rápido e seguro de viajar. Ao invés de dirigir, ou submeter-se aos horários fixos dos transportes públicos, eles voam a trabalho, férias ou somente por diversão.
Para obter-se o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT) é necessária à aprovação em uma prova aplicada pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) que contém 20 questões de cada matéria, na qual o aproveitamento mínimo deve ser de 70% de cada matéria, ou seja, 14 questões. Embora para Piloto Privado não seja obrigatório fazer o curso para obtenção do CCT, podendo o aluno estudar sozinho para fazer a prova.
Mediante a aprovação em exames prestados para a ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT deve começar a parte prática, o aluno deve voar no mínimo 35 horas em um aeroclube homologado pela ANAC. Mas antes de começar a voar é necessário ter o Certificado de Capacitação Física (CCF), que deve ser obtido em uma Junta Especial de Saúde (JES) do ministério da aeronáutica. Tal certificado possui duas categorias:
1a Classe: Destinado a pilotos comerciais, com validade de 1 ano
2a Classe: Destinado a pilotos privados, com validade de 2 anos.
Com o CCF em mãos o piloto-aluno já pode iniciar a parte prática que inclui treinamento de curvas, subidas, descidas, estóis, emergências, decolagem, pouso, entre outros. Feita as horas necessárias o piloto-aluno é submetido ao chamado "check", que é um vôo de aproximadamente 01 hora no qual é verificada sua habilidade aprendida durante o curso. Aprovado no seu "vôo de check" o até então piloto-aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião, habilitando-o a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.
Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, deverá solicitar, através da Gerência Regional (GER), o cheque em vôo por profissionais credenciados pela ANAC do seu piloto-aluno, para a posterior emissão do Certificado de Habilitação Técnica de Piloto Privado (CHT).
Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a ANAC emitirá a licença e o CHT permanente do candidato.
O que são CCF, CCT e CHT e como conseguir os meus?
A aviação é repleta de abreviaturas e estas são algumas delas.
CCF - é a abreviatura de Certificado de Capacidade Física. É um certificado médico expedido pelo Ministério da Aeronáutica, após um exame físico do candidato. O aluno deverá possuir um CCF válido para iniciar as aulas práticas e, como todo piloto, deverá levá-lo consigo em todos os vôos. Existem dois tipos de CCF: 1a. Classe e 2a. Classe. Para tornar-se Piloto Privado é necessário possuir um CCF de 2a. Classe, que se diferencia do de 1a. Classe pela rigidez dos exames médicos exigidos e pela validade. O de 1a. Classe é valido por apenas 1 ano enquanto de 2a. Classe é valido por 2 anos. Deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados.
CCT - é a abreviatura de Certificado de Conhecimentos Teóricos. Tal certificado é expedido após a aprovação do aluno nos exames teóricos da ANAC. Para iniciar as aulas práticas, não é necessário a posse de um CCT. No entanto, é altamente recomendável uma vez que o conhecimento teórico dos diversos assuntos aeronáuticos enriquece e facilita as aulas práticas. É importante lembrar, entretanto, que você deverá possuir um CCT válido para obter sua licença de Piloto Privado de Avião.
CHT - é a abreviatura de Certificado de Habilitação Técnica. É a licença de Piloto propriamente dita.
Requisitos:
Poderão fazer o curso de piloto (avião ou helicóptero) as pessoas, de ambos os sexos, que tenham no mínimo 16 anos e, pelo menos, 1º grau completo ou equivalente. Podendo realizar a banca da ANAC com 17 anos. Para adquirir a habilitação de Piloto Privado deverá ter 18 anos para a realização do voo de cheque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário