A Boeing acaba de preparar para receber um novo tipo de tinta desenvolvido pela fabricante o primeiro 737 da Gol, que será também o primeiro 737 no mundo a utilizar a nova tinta e o segundo avião da fabricante após um 777-300 da KLM que recebeu o mesmo tratamento em Agosto do ano passado.
A nova tinta, na verdade um primer (tinta semi-brilhante ou fosca aplicada antes da camada final para corrigir pequenas inperfeições), têm como principal diferença não conter cromo. Isto já é algo que inclusive acontece nas tintas usadas na camada final pela Boeing há cerca de dez anos, reduzindo o impacto ambiental do produto e eliminando de sua composição uma substância cancerígena.
Outras vantagens de se usar o primer e a camada final de tinta sem cromo são a eliminação da necessidade de se possuir áreas fora dos centros de manutenção para depósito do material que porventura seja descartado, bem como de cuidados especiais para manusear tais dejetos. Além disso, esta simplificação no manuseio também beneficia o processo de repintura das aeronaves.
O objetivo da Boeing é aplicar este padrão de tinta em todos os seus aviões para que seja avaliada em serviço e posteriormente possa vir a se tornar padrão, sendo a Gol a primeira companhia aérea nas Américas a tomar parte no processo de avaliação do novo produto desenvolvido a pedido dela e de outras empresas.
15-03-2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário