terça-feira, 4 de maio de 2010

COMISSÁRIO (A) DE BORDO

Pré-requisitos para a lincença

Para conseguir a licença de comissário de vôo (CMS), o candidato deverá ter 18 anos, 2º grau completo e freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional (entidade homologada pela ANAC), a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Vôo (MMA 58-11, de 28 março 1995), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula. Deverá também possuir o Certificado de Capacidade Física (CCF), ou seja, estar apto no exame médico realizado por uma JES (Junta Especial de Saúde), JSSAer (Junta Superior de Saúde), CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial, no Hospital da Aeronáutica ou Clínicas e Médicos pelo ANAC.

 Curso de Comissário de Vôo

O Curso de Comissário(a) de Vôo habilita para o exercício da comissária em uma tripulação aérea, a bordo de aeronaves civis, comerciais e executivas. O Comissário de Vôo é o profissional treinado para cumprir os procedimentos operacionais de segurança que fazem parte das exigências oficiais da aviação, além de operar equipamentos da aeronave, promover os atendimentos necessários aos passageiros e à tripulação além de atuar em situações de emergência e estratégias de sobrevivência.
Entre as funções do Comissário(a) de Vôo incluem-se: a checagem de equipamentos de segurança; a checagem e o oferecimento de material de alimentação e pernoite; recepção e encaminhamento de passageiros aos lugares; demonstração dos equipamentos de segurança e saídas de emergência; verificação das posições corretas de poltronas e cintos de segurança; transmissão de informações sobre o vôo e as condições metereológicas e atendimento as solicitações dos passageiros e da tripulação (comandantes, pilotos e co-pilotos). Para obter a licença de Comissária (o) de Vôo, o candidato devera ter idade mínima de 18 anos, 2° grau completo e freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional (Escola homologada pelo Departamento de Aviação Civil - DAC), além de possuir o Certificado de Capacidade Física (CCF), ou seja, estar apto no exame médico realizado no Hospital da Aeronáutica ou Clínicas homologadas pelo CEMAL/ANAC.
O curso de Comissário(a) é composto de aulas teóricas e práticas, onde o programa de instrução é estabelecido no Manual do Curso de Comissário de Vôo.

Grade Curricular:

INSTRUÇÃO TEÓRICA:


Básica: 


-Comissário de Vôo
- Sistema de Aviação Civil
- Regulamentação da Aviação Civil
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta
- Segurança de Vôo 
Técnica: 


- Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves
- Navegação Aérea
- Meteorologia
- Aspectos Fisiológicos da Atividade do Comissário de Vôo
- Primeiros Socorros na Aviação Civil
- Emergências a Bordo
- Sobrevivência
- Fatores Humanos na Aviação Civil


INSTRUÇÃO PRÁTICA:


Técnica:
- Combate ao Fogo
- Sobrevivência na Selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo
- Sobrevivência no Mar

Certificado de Capacidade Física (CCF)

O exame médico (CCF) é um requisito obrigatório para se tornar Comissário(a) de Vôo, o mesmo pode ser realizado por uma JES (Junta Especial de Saúde), JSSAer (Junta Superior de Saúde), CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial, no Hospital da Aeronáutica ou Clínicas e Médicos pelo ANAC.

O exame médico exigido para Comissário(a) é o de Segunda Classe (específico para Comissário), para obtenção do mesmo, acesse a opção “CCF - 1ª e 2ª Classe” na página inicial deste Portal “PILOTO BRASIL”, onde estarão disponíveis as seguintes opções:

- Inicial (Para tirar o CCF pela primeira vez)

- Revalidação (Para revalidar o CCF vencido)
- RBHA 063 (Requisitos necessários para obtenção do CCF) 

Como se tornar um Comissário de Bordo

Depois de passar pelo ensino-aprendizagem e aprovado por uma das Escolas homologadas, você deverá submeter-se às provas que compõem o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Após a aprovação neste exame, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.
Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um "mock-up" (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula.
A empresa oferecerá estágio em vôo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, deverá ser destinada 1 hora para realização de cheque (exame prático) aplicado por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovado o estágio em vôo e ocorrendo a aprovação no cheque, a empresa solicitará à ANAC ou nas GERs da área, a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com os quais, você, agora Comissário, poderá desempenhar suas atividades profissionais.
  
Sobrevivência na selva

Na sobrevivência na selva os comissários de voo passam por treinamentos sobre como arranjar comida, como se protejer, como se abrigar, em fim, o treinamento é realizado para eventuais situações de emergência.

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