Vishnu Som, Editor Associado e Âncora da NDTV, um canal de notícias da Índia, e um dos jornalistas indiando que voaram no Gripen relatou no seu post no forum:
“O Gripen pousou em Leh. Desligou os motores. Acionou novamente duas horas mais tarde conforme solicitado após a equipe fazer um leve almoço. Depois decolou com 2 mísseis Iris T, e 1.600kg no tanque externo central mais todos tanques internos cheios. As avaliações de desempenho foram conduzidas em Adampur. Sem problemas. Os pilotos da Força Aérea da Índia voaram no assento traseiro. A equipe do Gripen basicamente disse que eles fariam tudo aquilo que a Força Aérea da Índia solicitasse que fosse feito. O voo vindo da Suécia também foi perfeito. Lembrando… o caça é um protótipo evoluído… mas por ser um protótipo haviam riscos evidentes para a equipe Gripen por estarem dispostos a enfrentar tais desafios. Tudo que foi alcançado foi verdadeiramente impressionante. Não tenho certeza se o Gripen voou na Índia na velocidade supercruzeiro (onde o caça atinge velocidade supersônica sem a necessidade de pós-combustão), embora os pilotos da Força Aérea da Índia tenham voado no regime de supercruzeiro na Suécia, onde eles voaram com a caça de maneira mais intensiva.” A Saab no seu press release oficial relatou o seguinte: Na semana passada o Gripen NG Demo fez sua estréia internacional fazendo parte da última fase de avaliação para a competição MMRCA (Medium Multi- Role Combat Aircraft) na Índia. Até o momento a aeronave voou algo em torno de 135 voos de testes na Suécia e agora está sendo testado no estrangeiro, mostrando no mercado internacional que a próxima geração do caça Gripen está sendo desenvolvida no prazo certo. “Este feito apenas mostra a experiência e a capacidade de alta tecnologia que a Suécia oferece no desenvolvimento e fabricação de uma aeronave de caça desse calibre. Vários pilotos internacionais já voaram e avaliaram o Gripen NG Demo na Suécia, incluindo pilotos do Brasil e da Índia, e nós estamos confiantes que esta aeronave atende, ou supera quaisquer requerimentos operacionais exigidos pela Força Aérea da Índia,” disse Eddy de la Motte, Diretor do Programa Gripen na Índia. O ambiente rigoroso da base aérea de Leh, à 3.300 metros de altitude, no Himalaia, provou que não existe rival para o caça sueco, onde ele passou em todos testes em grandes altitudes. O caça Gripen NG demo é a plataforma de voo a qual está sendo utilizada para treinar e desenvolver as novas tecnologias e características incorporadas no Gripen NG. O Gripen NG está sendo especificamente desenvolvido para atender as solicitações operacionais de países como Índia e Brasil, osquais requerem uma nova geração de caças com significativo aumento no alcance e resistência de combate, aumento na capacidade de carga de armamentos e podendo voar em velocidades supercruzeiro.
30-05-2010
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