sexta-feira, 2 de julho de 2010

BAAN - Base Aérea de Anápolis - GO


A Base Aérea de Anápolis - BAAN é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade do Anápolis, estado de Goiás. Sua função primordial é a defesa aérea de Brasília, capital do Brasil.A Base Aérea de Anápolis foi a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa, Mirage IIIE/D designados na Força Aérea Brasileira como F-103. A operação desses aviões exigia a construção de um base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos. Por questões estratégicas, foi decidido que a nova base seria construída nas proximidades de Brasília, e os F-103 destinados primordialmente à defesa da capital do país. Assim, após vários estudos (incluíndo questões de tráfego aéreo e interferências de rádio) a escolha acabou recaindo sobre a cidade de Anápolis, situada a 160Km de Brasília. A construção das instalações começou em 9 de fevereiro de 1970 e a base tornou-se operacional em 23 de agosto de 1972, com a conclusão da pista de pouso. Um nova unidade aérea, especialmente criada para operar os F-103, foi então ativada: a 1ª Ala de Defesa Aérea, ou 1ª ALADA. Essa unidade foi desativada em 19 de abril de 1979 transferindo sua missão para o 1º Grupo de Defesa Aérea, 1º GDA, unidade responsável pela operação dos F-103 até os dias de hoje. A partir do ano 2000, a Base Aérea de Anápolis passou a abrigar também o 2º/6º GAv - Esquadrão Guardião, que opera com os avançados R-99A de alerta aéreo antecipado e R-99B de sensoriamento remoto. Em 2005, operavam na Base Aérea de Anápolis (coordenadas 16º13'42S 48º57'54W) as seguintes unidades da FAB:
  • 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, com aeronaves supersônicas de caça Mirage 2000C e Mirage 2000B.
  • 2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação (2º/6º GAv), o Esquadrão Guardião, com aeronaves E-99 (Embraer EMB-145 AEW&C) de alerta antecipado e R-99 (Embraer EMB-145 RS/AGS) de sensoriamento remoto. O esquadrão possuía ainda dois C-98 (Cessna 208 Caravan) utilizados como aeronaves administrativas.

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