sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Avião furtivo

Aeronaves Stealth são aquelas possuem um RCS (Radar Cross Section) baixíssimo. Tal aeronave é capaz de fazer essa proeza refletindo Ondas eletromagnéticas ou as absorvendo. O Stealth não quer dizer necessariamente que a aeronave não será mais detectada pelo radar. As aeronaves continuam sendo detectadas, mas agora com o RCS muito baixo. Dependendo do poder do radar as aeronaves stealth seriam detectadas, mas seriam confundidas com pequenos animais voadores que apresentam um RCS de uma águia, por exemplo. Em conjunto de tácticas de vôo, com a capacidade furtiva das aeronaves, um piloto de um avião Stealth é virtualmente invisivel.
Tecnologia Stealth
Aviões como o F-117 Nighthawk, um avião militar norte americano de pequenas dimensões e que possui uma tecnologia stealth, apresenta uma baixa assinatura radar ou um baixíssimo RCS (equivalente ao de um pardal). Para fazer o RCS de um avião ser baixo, na década de 70 a agencia de espionagem CIA encomendou uma areonave que pudesse voar nas grandes altitudes a altíssimas velocidades. Seu projeto se desenvolveu no SR-71 Blackbird.

O SR-71 Blackbird conseguia diminuir o seu RCS pelo fato de que possuir muitos angulos curvos. Angulos curvos conseguem dispersar asOndas eletromagnéticas, assim diminuindo seu RCS. Logo se descobriram novas tecnologias para incrementar, como a invenção do RAM. Infelizmente as aeronaves B-2 Spirit e F-117 Nighthawk possuem muitos angulos curvos, o que prejudica em muito a sua estabilidade em vôo. A solucão encontrada foi desenvolver softwares (e usar o Fly-by-wire), para o computador de bordo do avião conseguir se estabilizar durante o voo. Radar Absorbent Material (Material de aborção de Radar), o RAM se trata de uma tinta, que ao se passar sobre o avião, reagiria absorvendo algumas Ondas eletromagnéticas e impedindo sua deflecção. As ondas de radar seriam induzidas pelo campo magnetico desse material para a conversão de energia em calor. Essa tecnologia norte-americana é muito cara, mas sua capacidade ja foi testada no Afeganistão e no Iraque, demostrando ter desempenho relativamente considerável.Os aviões grandes produzem, por princípio, os ecos de radar mais importantes. Mas a forma é igualmente determinante. O Lockheed F-117 é constituido de uma série de pequenas superficies facetadas. O radar funciona emitindo Ondas eletromagnéticas o que "ecoa" nos aviões e retorna com dados sobre o tamanho, distancia e a velocidade, permitindo se saber de qual aeronave se trata (semelhante ao sonar dos submarinos) graças ao seu design.



Durante a guerra do Golfo em 1991, existiam muitas operações de bombardeio, arriscadas para aviões como o gigante B-52 ou o eficiente bombardeiro estratégico F-111, utilizados desde de os anos 60 no Vietnã. Apesar de terem um excelente curriculum, a USAF não queria se dar ao luxo de haver a possibilidade de perda de aeronaves. A situação pedia eficiencia e furtividade. A solução: o F-117. Invisivel ao radar, o F-117 é o mais indicado para cumprir missões de bombardeios estratégicos. Suas bombas guiadas a laser acertam alvos com uma precisão de erros de apenas poucos centimetros. Após o inicio dos desenvolvimentos furtivos, a necessidade da USAF de substituir seus F-15 em serviço, culminou no desenvolvimento do avião caça mais caro e poderoso do planeta, o F-22 Raptor. Outra necessidade norte americana foi o programa desenvolvimento para um borbardeiro nuclear estratégico. No final, a Boeing apresentou o B-2 Spirit. Custando a bagatela de US$ 2 bilhões, podemos dizer que o B-2 é o mais caro e eficiente bombardeiro do mundo. Enquanto os F-117 podiam destruir apenas 2 alvos por missão, o B-2 é capaz de destruir 17 deles, segundo alguns simultaneos.

Possível Radar Russo


Não se sabe muitas informações, mas especula-se que os russos possuem um radar que utilizaria um metodo diferente de detecção de aeronaves. Aeronaves como o F-117, F-22 Raptor não tem mais livre acesso na ex-URSS. Os Russos realmente nunca se importaram com a vertente norte-americana de tornar invisivel ao Radar (apesar de que isso seria um sonho para ambos os lados). A escola russa nunca deu ênfase na invisibilidade pois haviam escolhido o caminho de produzir aviões de soberba aerodinâmica capazes de fazer manobras que nenhum avião norte-americano jamais havia sonhado, porém com aviônicos e tecnologias embarcadas simples. Isso, teoricamente, tornaria a tecnologia stealth obsoleta e a Russia teria uma nova vantagem sobre os EUA. Acreditavam-se que eles utilizavam radares de baixa frequência. Porém, o interesse russo mais recente em aeronaves stealth com o desenvolvimento da nova aeronave russa o Pak-fa T-50 demostrou que, as especulações sobre o possível radar que indentifica aeronaves furtivas são falsas, devido a própria Russia ja desenvolver esse tipo de tecnologia admitindo que, o futuro da aviação se encontra em aeronaves stealth.

Baixas Frequências de radar


Recentemente um artigo da revista Aviation Week & Space Technology revelou que na operação tempestade do deserto, os americanos haviam montado um centro de pesquisa e desevolvimento para detecção de aeronaves. Esse grupo estaria utilizando baixas frequências de radar, e que afirmaram ter detectados com dificuldades aeronaves Stealth, mesmo que de forma bastante limitada. "Nada é invisivel ao radar de frequência abaixo de 2GHz", afirma o diretor executivo da revista. Apesar da possivel detecção, o tamanho das ondas detectadas se comparam com a de um pardal, sendo impossivel afirmar que realmente o objeto detectado seria um avião militar. Curiosamente, na Russia e China há uma possivel quantidade de radares que utilizam a detecção de baixa frequência. Esse tipo de radar utiliza-se de um tecnologia básica, mas se aplicado às mais sofisticadas tecnologias de microprocessadores, sua performance pode mudar drasticamente. Depois disso, basicamente teria que se desenvolver um software capaz de tirar o "ruido" desse tipo de detecção. A partir daí, poderia ter alguma limitada chance de detectar qualquer tipo de objeto voador.
  • wikipédia

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