Viajar num avião que bate as asas ou nadar numa espécie de disco voador poderá ser uma realidade nos próximos 50 anos. Pesquisadores em todo o mundo trabalham para revolucionar a aviação, reduzindo a poluição e melhorando a qualidade e a segurança das viagens. Conheça alguns modelos futuristas.
A Airbus avalia a possibilidade de trocar os atuais materiais com os quais se constroem as cabines dos aviões para substituí-los por outros, biodegradáveis
O protótipo de avião movido a energia solar, da Nasa, é todo coberto com placas para capturar a luz do Sol. Ele moveria as asas, assim como um pássaro
A empresa americana Terrafugia pretende lançar comercialmente em cinco anos um "carro-avião", que deverá custar cerca de US$ 250 mil
O "carro-avião" conta com duas asas que são dobradas durante o uso em terra, e os pneus foram desenvolvidos para uso em estradas. O para-brisa é feito de policarbonato no lugar dos vidros tradicionais de carros para evitar quebra em possíveis colisões com aves
Uma equipe de engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, propõe um avião mais silencioso e eficiente. Um detalhe curioso é a parte superior achatada
Este protótipo de avião é destinado para apenas uma pessoa e teria um alcance de 50 quilômetros. Apelidado de Puffin, foi desenvolvido pelos engenheiros da Nasa
Pesquisadores holandeses desenvolveram o projeto de um avião que mais parece ter saído de um filme de ficção científica. A aeronave seria capaz de diminuir pela metade a quantidade de gases poluentes liberados pelos aviões atuais
Já imaginou fazer um cruzeiro aéreo? O projeto do Aeroscraft ML866 foi concebido com o objetivo de criar uma opção para viagens de luxo
Um dos protótipos da Nasa que poderia ser fabricado em cerca de 15 anos busca economia de combustível e diminuição de ruídos
Desenvolvido pelo Northrop Grumman, em parceria com a Nasa, o protótipo de avião possui turbinas na parte superior. Segundo os pesquisadores, ele poderia ser fabricado em 2025
Com o objetivo de desenvolver uma linha de aviões maiores, mais rápidos e mais silenciosos, a Boeing desenvolveu este protótipo em parceria com a Nasa
Criar aeronaves que atinjam velocidades supersônicas e não produzam tanto barulho é um dos desafios dos engenheiros da Nasa. O design deste modelo foi criado com o objetivo de diminuir o atrito com o ar
Os testes com o protótipo de avião híbrido desenvolvido pela Nasa devem começar a ocorrer em 2012. O pouco espaço necessário para decolagens e pousos é uma das principais características do modelo Amelia
Com capacidade para transportar mais de 150 passageiros, o protótipo da Boeing poderia utilizar mais de um tipo de combustível
Apropriado para levar grande número de passageiros e mais carga, o protótipo foi desenvolvido por engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA
O avião elétrico Elektra One, da PC-Aero, não utiliza combustível fóssil. A ideia da empresa é criar um novo modelo de propulsão que também possa ser utilizado em aviões maiores, como os de passageiros
Por ser uma aeronave que voa tão rapidamente quanto um avião, mas com a manobrabilidade de um helicóptero, os fabricantes do Eurocopter X3 o estão chamando de "divisor de águas". Além das hélices horizontais que possibilitam decolagem e pouso verticais, o híbrido tem também duas turbo-hélices montadas em pequenas asas que permitem velocidades acima de 400 quilômetros por hora.
- BOL
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